kids c.jpg

Dia Internacional da Luta Contra o Câncer na Infância: número de casos teve redução de 5,35% em 2021

 

Por  Saúde RJ em: https://www.saude.rj.gov.br/ 
 
Secretaria de Saúde alerta sobre importância de os pais observarem mudanças físicas e comportamentais nas crianças para o diagnóstico precoce

 

O diagnóstico de câncer é algo que nenhum médico gosta de dar e nenhum paciente gosta de receber. Agora imagine essa notícia dada aos pais de uma criança, com uma vida inteira pela frente. O câncer na infância é raro e corresponde a cerca de 1% do total de casos diagnosticados por ano no mundo. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontou que, em 2021, foram registrados 2.318 casos de câncer infantil no estado. O dado é 5,35% menor do que o de 2020, quando foram notificados 2.448 casos.

Todo dia 15 de fevereiro o mundo volta seus olhares para o tema marcado pelo Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil. Criada em 2001, a campanha global busca conscientizar a população mundial sobre o câncer infantil e apoiar crianças e adolescentes com a doença, além de seus familiares. Nesta data, a SES faz um alerta sobre a importância de pais e responsáveis observarem as mudanças físicas e comportamentais nos pequenos para que o diagnóstico possa ser precoce e o tratamento iniciado o quanto antes.

De acordo com a coordenadora da Oncologia do Hospital Estadual da Criança (HEC), Patrícia Moura, os principais sintomas são:

• Perda de peso inexplicável e contínua;
• Dor nos ossos ou articulações que limitam as brincadeiras e atividades;
• Dores de cabeça acompanhadas de vômito, geralmente na parte da manhã;
• Caroços que não regridem. Costumam aparecer no pescoço, axilas, virilhas e abdômen;
• Aumento de volume na barriga;
• Manchas roxas na pele (hematomas), sem que tenha havido trauma no local;
• Brilho esbranquiçado em um dos olhos quando a retina é exposta à luz, como flashes;
• Cansaço constante e palidez, anemia;
• Febre persistente e com origem e indeterminada ou desconhecida;
• Infecções frequentes e baixa imunidade.

- O câncer é uma das principais causas de morte na infância, ficando atrás apenas das doenças infecciosas. Porém, o diagnóstico não é um processo tão simples. Por isso, é tão importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos pequenos sinais de alerta. Qualquer alteração deve ser avaliada por um profissional de saúde. Se for identificado e tratado de forma adequada, o câncer infantil tem em média 80% de chances de cura – esclarece a médica Patrícia Moura.

O Hospital Estadual da Criança (HEC) é referência no tratamento de câncer infanto-juvenil, atendendo os pacientes encaminhados por meio do Sistema de Regulação do Estado. A unidade atende crianças e jovens de 0 a 19 anos, e é a primeira unidade pública pediátrica no estado voltada para cirurgias de média e alta complexidade. Além de ser o único hospital público do Rio de Janeiro com acreditação o Nível 3 de Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) – entidade que certifica a qualidade de serviços de saúde com foco na segurança do paciente. Desde a inauguração, em 2013, já foram realizados 80.239 procedimentos cirúrgicos, 306.107 consultas, 234 transplantes (124 hepáticos e 110 renais).

 

 

Retirado gentilmente de:

https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2022/02/dia-internacional-da-luta-contra-o-cancer-na-infancia-numero-de-casos-teve-reducao-de-5-35-em-2021#:~:text=Todo%20dia%2015%20de%20fevereiro,doen%C3%A7a%2C%20al%C3%A9m%20de%20seus%20familiares.