maiendog.png

Dia Internacional da Luta contra a Endometriose

 

Por SG-Notícias

 

A endometriose é uma condição crônica na qual o tecido que normalmente reveste o útero, conhecido como endométrio, cresce fora do útero, muitas vezes em outras partes da cavidade pélvica, como os ovários, trompas de falópio, bexiga e intestinos. Esse tecido, mesmo estando fora do útero, continua a se comportar como endométrio normal durante o ciclo menstrual, ou seja, ele engrossa, se decompõe e sangra em cada ciclo menstrual. No entanto, como esse sangue e tecido não têm uma saída clara do corpo, eles podem causar inflamação, cicatrizes e aderências.

 

A endometriose afeta mulheres de todas as idades em idade fértil, sendo uma das principais causas de dor pélvica crônica, infertilidade e outros problemas de saúde reprodutiva. Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem dor pélvica intensa, dor durante a menstruação (dismenorreia), dor durante as relações sexuais (dispareunia), sangramento menstrual abundante ou irregular, dor ao urinar ou defecar durante a menstruação, fadiga crônica e problemas gastrointestinais.

 

O diagnóstico da endometriose pode ser desafiador, pois seus sintomas podem ser confundidos com outras condições e muitas mulheres sofrem durante anos antes de receberem um diagnóstico adequado. O tratamento da endometriose geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir medicamentos para controlar a dor e regular o ciclo menstrual, terapias hormonais para suprimir o crescimento do tecido endometrial, cirurgia para remover os crescimentos de tecido endometrial e, em alguns casos, tratamentos de fertilidade para mulheres que desejam engravidar.

 

O Dia Internacional de Luta contra a Endometriose visa aumentar a conscientização sobre essa condição, educar as pessoas sobre seus sintomas e impacto na vida das mulheres, promover o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento adequado, e apoiar a pesquisa para entender melhor as causas da endometriose e desenvolver novas opções de tratamento. É uma oportunidade para a comunidade médica, pacientes, defensores da saúde da mulher e a sociedade em geral se unirem na luta contra essa condição debilitante e muitas vezes subestimada.

 

 

 

 

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o que é a Endometriose